Uma ferramenta de marketing poderosa que está passando despercebida

Publicado em 7 fevereiro, 2022

Na busca incessante por ferramentas de comunicação interna (para colaboradores da empresa) e externa (para clientes), há uma miríade de ferramentas disponíveis atualmente. É tão comum procurar algo inovador que esquecemos um bom e velho companheiro de todas as empresas: o email.

Neste artigo vamos abordar os dois grandes reinados do email atualmente.

O email ainda tem espaço no mundo moderno das redes sociais?

Sim. O email é a maneira de formalizar a comunicação entre empresas sem precisar invadir o espaço pessoal dos mensageiros instantâneos (leia-se: WhatsApp).

O email é universalmente reconhecido e aceito entre todos os tipos de empresas, além de ser o meio de contato que aparece no seu curriculum e cartão de visita. Há ferramentas como o Slack e Discord que caíram no gosto das pessoas e que funcionam muito bem num ecossistema fechado. Para interação com o mundo externo, fora da sua empresa atual, o email provavelmente vai ser a opção escolhida.

Simplicidade e praticidade no seu último nível

As plataformas de email tem estado cada vez mais atentas às necessidades do mundo moderno e os emails têm recebido muitas funcionalidades interessantes, mas mantendo sempre o mesmo aspecto direto e objetivo para o qual foram criados.

Ótimo para o corporativo, indispensável para o comercial

Não é difícil perceber que o email no mundo corporativo ainda está a todo vapor, mas muita gente questiona como pode ele pode ser usado de forma comercial para aumentar vendas.

É tudo questão de estratégia e posicionamento a curto ou longo prazo. Campanhas de email marketing podem ser usadas para continuar instigando o cliente que acabou de sair do seu site ou que fez uma compra recentemente.

A longo prazo você pode lembrá-lo de itens que eles provavelmente gostariam, ou enviar cupons de desconto para incentivar uma compra, ou mesmo reacender uma vontade que já havia se apagado.

Atenção na frequência de emails enviada

É preciso a delicadeza (e bom senso) em saber se está enviando muitos emails. Não há regra clara ou um “certo” ou “errado”. É preciso atentar às métricas e acompanhar quantas pessoas visualizam e quantas optam por sair da lista de recebimento.

Acreditamos que ser interessante é mais válido do que ser insistente demais. Na época do marketing de conteúdo a ideia é mostrar que você está do lado do consumidor em vez de tentar forçá-lo a algo.

Utilize tudo que estiver a seu dispor

O email é mais uma ferramenta que pode ser usado no branding da sua empresa. Seja para enviar newsletter (informações periódicas), vender seus produtos ou manter seus clientes atualizados sobre seus produtos e serviços, o email é uma ótima opção de mostrar profissionalismo e passar credibilidade, criando uma imagem favorável perante o consumidor.

Comentários

Leave A Comment